Você tem sentido formigamento?

Compartilhar em:

Dormência, dores nas mãos, formigamento, dificuldade em segurar objetos e choque nos punhos são sintomas que podem passar despercebidos quando a pessoa realiza movimentos repetitivos, mas se as dores e o mal-estar forem freqüentes nas mãos, pode ser que esteja desencadeando a Síndrome do Túnel do Carpo (STC), doença que vem se tornando cada vez mais comum nos consultórios de ortopedistas.

Segundo o ortopedista e traumatologista da Ortoimagem, Dr. Ilton Ghisi Bristot, a Síndrome do Túnel do Carpo consiste na compressão do nervo mediano no túnel do carpo a nível do punho. É a Síndrome compressiva mais comum nos membros superiores.

O especialista explica que as mulheres estão mais propensas a desenvolver a doença, principalmente após a menopausa e em períodos de gravidez.  As pessoas que realizam trabalho manual com movimentos repetitivos também estão sujeitas a doença. Outras patologias associadas são: diabetes, atrite – reumatóide e tireóide.

Existem alguns sinais de alerta que são: dor, choque e dormência nas mãos. Para descobrir se a pessoa está desencadeando a Sindrome do Túnel do Carpo é fundamental fazer uma consulta médica com o ortopedista, onde através da história clinica e manobra de compreensão do túnel do carpo se chega a um diagnóstico.

Como exame complementar é solicitado a Eletroneuromiografia que esclarece o grau de sofrimento do nervo mediano, para decidir a melhor forma de tratamento.

Dr. Ilton afirma que o tratamento inicial para Síndrome do Túnel do Carpo é através de medicação antiinflamatória, imobilização, fisioterapia e medicamentos específico para o nervo. Infiltração com corticóide também está indicada. “Não havendo resposta ao tratamento conservador, indica-se o tratamento cirúrgico”, conclui Dr. Ilton.

Para maiores informações agende uma consulta na Ortoimagem através do telefone (48)3631-1400.