A prática de exercícios sem um condicionamento físico pode ocasionar lesões no joelho. Existe enumeras possibilidades, o mais comum é durante uma partida de futebol com os amigos, correndo e realizando atividades físicas. Para saber qual a parte do joelho que foi lesionada, é importante entender como é a estrutura articular do joelho.
Segundo o ortopedista da Ortoimagem, Tubarão, Dr. Rafael Olivio Martins a estrutura articular do joelho é uma articulação entre os ossos do fêmur e da tíbia. É coberto com cartilagem, (tecido elástico e que recobre a superfície dos ossos que compõem a articulação), porém possui estruturas diferenciadas como os meniscos, (fibrocartilagens em forma de C e são absorvedores do impacto articular) e os ligamentos que são estabilizadores da articulação do joelho.
Quando acontece a lesão em um desses elementos, em alguns casos, é necessário que a pessoa seja submetida a uma pequena cirurgia chamada vídeo artroscopia, que é uma técnica cirúrgica que permite visualização direta dentro da articulação do joelho, tratando as lesões existentes. Pequenas incisões são realizadas na pele, por isso é considerada uma técnica minimamente invasiva. O tempo de internação é curto e o paciente normalmente recebe alta no mesmo dia, caracterizando um procedimento ambulatorial.
O ortopedista explica que durante a artroscopia de joelho, o artroscópio é inserido por uma pequena incisão de cerca de 1 cm que projeta a imagem obtida em uma tela de vídeo. “Instrumentos em miniatura são usados para fazer a operação”, diz Dr. Rafael. O tempo de duração do procedimento é variável de 15 à 40 minutos geralmente, conforme a lesão a ser tratada.
As lesões mais comuns e que são tratadas com vídeo artroscopia são a lesões dos ligamentos cruzados, as meniscais, tanto de forma isolada quando associada às lesões ligamentares. As condrais também podem ser tratadas pela artroscopia, porém são consideradas lesões de natureza mais complexa.
Dr. Rafael acrescenta que para obter um resultado satisfatório do procedimento são importantes alguns cuidados pós-operatórios. O ortopedista afirma que os curativos são muito importantes como qualquer outro procedimento. A fisioterapia precoce iniciando no domicilio com ganho da mobilidade articular e a crioterapia para a redução do edema articular.Para locomoção do paciente, em alguns casos, é necessário o uso de muletas e a limitação para atividades de impacto por um tempo variável.
“O tempo de recuperação é muito rápido, mas depende da gravidade da lesão”, conclui o ortopedista.