A maior incidência de Lesões no Menisco é decorrente de traumas sofridos durante a realização de atividades físicas.
Segundo Dr. Rafael Olivio Martins, Ortopedista e Traumatologista, especialista em cirurgia do joelho da Ortoimagem, os meniscos são cartilagens presentes na articulação do joelho. “São duas estruturas, um menisco medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia, com o formato de C, tendo a função de diminuir o impacto e promover a adaptação entre as faces articulares do fêmur e da tíbia,” diz.
A Lesão do Menisco pode ocorrer por trauma, normalmente, em atletas jovens, onde a entorse do joelho é a responsável pela mesma. Outra causa da lesão é por degeneração, mais comum após os 40 anos, onde o menisco é mais frágil e esta fragilidade seria suficiente para causar lesão, mesmo espontaneamente.
Dr. Rafael explica que após a lesão os sintomas são: dor, rigidez, inchaço, sensação de perda de controle do joelho e uma redução da amplitude dos movimentos, tanto de extensão como de flexão.
O diagnóstico é realizado através da história clínica do paciente, exame físico e para confirmação é solicitado exame por imagem de ressonância magnética.
Depois da confirmação do diagnóstico, inicia-se o tratamento que pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do perfil da lesão, idade do paciente e estilo de vida. O tratamento conservador pode ser medicamentoso e fisioterápico. Já a cirurgia por artroscopia visa remover ou suturar as lesões, dependendo de vários aspectos para sua indicação.
No pós-operatório é útil a fisioterapia com fortalecimento muscular e o tempo de reabilitação vai depender do tipo de lesão apresentada.
Para evitar a lesão o Ortopedista recomenda fazer exercícios constantes de fortalecimento da musculatura com alongamentos na região. Outro fator importante na prevenção de Lesão no Menisco é a escolha do calçado ideal para o esporte que você pratica, principalmente os esportes relacionado a impacto.