Para o Ortopedista e Traumatologista da Ortoimagem, Dr. Giovanni Benedet Camisão o cisto sinovial tem uma formação arredondada e em geral oriunda de um processo inflamatório articular, na maioria das vezes, provocada por esforço repetitivo ou traumático.
“Na articulação, ocorre um aumento da produção de líquido sinovial, que não tendo para onde ir, acaba por se extravasar para meio externo, provocando a formação de uma lesão arredonda com unilobulo ou multilobulos”, diz.
Os sintomas mais comuns são: a dor e às vezes limitação de movimentos, quando a lesão é maior.
De acordo com Dr. Giovanni o diagnóstico é realizado através de exame físico, acompanhado de exame de ultrassonografia.
No tratamento, em alguns casos recomenda-se o uso de tala para que o punho fique em repouso. Também pode-se realizar uma punção do cisto com uma agulha para eliminar o líquido. Esta seria uma solução temporária; tornando-o menos doloroso, mas na maioria dos casos ele reaparece em dias ou semanas.
“O uso de corticóide, de ação local pode ser utilizado mais de uma vez para tentar evitar um procedimento cirúrgico, mas assim mesmo, ocorre falha de 50% dos casos. Em situações onde o cisto é resistente recomenda-se cirurgia”, afirma o ortopedista.
A real causa do cisto sinovial é ainda relativamente desconhecida. Especialistas acreditam em esforço repetitivo, todavia, outras causas inflamatórias, tais como: síndromes reumáticas, degenerações articulares (artrose), entre outras poderiam ser relacionadas e resultarem em uma acentuação da função das células sinoviais (produtoras de líquido sinovial).
Para agendar uma consulta com ortopedista e fazer uma avaliação ligue para Ortoimagem das 8 às 18hs (48) 3631-1400.