Você sabe a diferença entre órtese e prótese ortoédica?

Compartilhar em:

As órteses e próteses ortopédicas auxiliam pacientes a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia a dia, mas apresentam diferenças quanto ao desempenho. De acordo com o Médico Ortopedista, Doutor Vilmar Loch, é comum que as pessoas confundam a funcionalidade de cada um, ainda mais por “órteses” e “próteses” terem uma sonoridade semelhante.

Órteses

São aparelhos de uso provisório que auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar insuficiências funcionais que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde. O objetivo é dar assistência mecânica ou ortopédica ao paciente e, principalmente, trazer conforto em relação à dor.

Prótese

É um aparelho que desempenha funções motoras semelhantes às do membro amputado. São peças artificiais usadas como substitutas de membros do corpo que tiveram que ser amputados. 

Também existem as próteses cirúrgicas sendo as mais comuns de quadril e joelho, entre outras. Elas são indicadas quando existe o desgaste de uma articulação afetando a mobilidade do paciente e/ou causando dor, quando outros tratamentos falharam.