Tendinite Patelar: cuide com excesso de exercício físico

Compartilhar em:

urante uma atividade física, você começa a sentir uma dor chata no joelho, e de repente ela piora para uma dor crônica. Pode ser tendinite patelar, uma Síndrome desenvolvida pelo excesso de exercícios e a ausência de alongamento.

Segundo o Ortopedista e Traumatologista Dr. Vilmar Loch a Tendinite Patelar, conhecida principalmente como joelho do saltador, é uma tendinopatia do tendão patelar, cada vez mais frequente em consultórios ortopédicos. “A mais frequente é a lesão na sua porção no polo inferior da patela, devido ao mecanismo de cisalhamento que ocorre durante a desaceleração no esporte”, diz.

O especialista afirma que uma das causas da tendinite patelar é o overuse, ou seja, excesso de uso, além de também ser desencadeada por fraqueza da musculatura da perna e falta de alongamento. No geral a sua origem está relacionada a microtraumas repetidos no decorrer dos exercícios, que podem acontecer devido a desequilíbrios musculares ou fadiga, muito impacto, sobrecarga e aumento da intensidade de treinos, erros posturais, doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas.

Com a lesão já diagnosticada, através do exame clinico, podendo ser confirmada pela Ultrassonografia ou Ressonância Magnética, o tratamento se torna necessário, sempre respeitando a individualidade de cada paciente.

Dr. Vilmar explica que o uso de medicamentos também pode ser administrado, mas sempre com orientação médica.

“A fisioterapia é fundamental nesses casos para conter o processo inflamatório, ajustar os movimentos do joelho e assim diminuir a sobrecarga sobre o tendão. É importante fazer uma correta reabilitação da força muscular e da biomecânica da articulação, pois o problema não está totalmente solucionado e as dores podem acabar voltando, conclui Dr. Vilmar.