Boa parte das mulheres grávidas queixam-se de algum tipo de dor articular, principalmente nos joelhos, quadris, cotovelos e dedos. Dor nas articulações durante a gravidez é normal e ocorre principalmente devido às alterações hormonais e anatômicas que a mulher sofre na gestação.
As dores articulares durante a gravidez são causadas por uma combinação de fatores. Entre eles estão:
Hormônios: O hormônio relaxina deixa músculos, tendões e ligamentos mais frouxos para preparar o corpo da mulher para o momento do parto, deixando as articulações menos estáveis, o que pode provocar dor.
Excesso de peso: Dor nas articulações dos joelhos, quadris, tornozelos e coluna pode ter como causa o peso extra ganho durante a gravidez.
Exercícios físicos: Muita atividade física no 3º trimestre de gravidez pode provocar dores articulares.
Reumatismo: Os sintomas de doenças reumáticas, como artrite, artrose, gota, entre outras, podem piorar durante a gravidez.
Retenção de líquidos: O acúmulo de líquido nas articulações pode provocar dor articular, principalmente nas extremidades do corpo, pois esse líquido pode comprimir alguns nervos, prejudicando também a mobilidade dos dedos.
Síndrome do túnel do carpo: É causada pela compressão do nervo mediano e provoca dor na mão e no punho.
De acordo com o Médico Ortopedista da Ortoimagem, Dr. Ilton Ghisi Bristot, para avaliar as dores, a grávida deve procurar um especialista para manter o acompanhamento.